segunda-feira, 5 de maio de 2008

Mãe

Enfiei-me na cama dela, logo pela manhã, em cadeirinha, ela enrolada no meu peito. Sabe bem...conforta a alma.
Acordei com a mão que faz festas e diz "Bom dia, querida mãe, hoje é o teu dia".
Transbordar... naquela alegria simples e inocente de quando nada mais é preciso para ser feliz.
Aprendi a amar incondicionalmente. Sei que é frase feita, corrente e banal, mas é mesmo assim! Por alguma razão é frase feita!
Aprendi a dar mais à minha própria mãe, a que me ensinou a respirar, a viver e a ser mãe.
Muitas vezes não sei bem o que ando a fazer! Tenho medo, muito medo, medo como nunca tive. Tenho medo de não ser capaz. Mas tento, tento todos os dias, tento muito.
Não olho para o futuro e penso "A minha filha vai ser médica!" ou qualquer coisa assim projectada para que nos ultrapassem na nossa vidinha, para que vivam os nossos sonhos, expectativas e frustações. Não me importa, quero que ela seja o que quiser (se bem que não fico confortável se ela decidir ser profissional da noite ou politica). Não penso isso, mas penso "A minha filha vai ser feliz!". E tento, tento dotá-la de espirito critico, de capacidade de decisão, tento que olhe a vida e beba tudo dela.
Sei que não a vou conseguir proteger de todos os males, nem quero! Quero que tenha uma vida normal, onde se inclui as desilusões, as frustações, as dores, as penas.
Por vezes, lá se ouvem as vozes de avós babados, cuja função é mimar até mais não poder, dizer que se calhar, coiso e tal, exijo um bocado demais dela, que só tem 4 anos, coitadinha, nos dias em que lhe digo no meio das birras a que não consigo dar a volta, que ela tem opção : ou continua na sua birra, ou percebe que há muito mais que se pode fazer e aproveitar do que perder tempo a chorar e espernear. Se calhar exijo demais, coitadinha só tem 4 anos , quando lhe digo para se sentar no sofá do quarto dela e pensar no que está a fazer quando tem acessos de raiva e de birras sem sentido. Quando olhamos para as nuvens e tentamos ver o que elas parecem e depois vamos ver os nomes cientificos delas (sim as nuvens tem nomes!) Se calhar... também me esqueço da minha idade quando rebolamos no chão, jogamos às escondidas, ou ando com ela nos escorregas sobre o olhar, dos restantes pais, que insiste em dizer que as minhas ancas já não cabem ali!
Amar com o coração fora do peito.
Dia da Mãe e o beijo que fecha a luz para que se durma com muito mais sentido.

Sem comentários: