quarta-feira, 13 de maio de 2009

Pois, mas é assim

Tenho um amigo que diz sempre que não decidir é uma forma de decidir. Que é o mesmo que dizer que a vida se resolve. Sozinha.
O mesmo que dizer que se ficarmos sentados tudo vai acontecer.
É uma maneira de ver as coisas. Conheço muita gente assim.
Muitas vezes também me apetecia ser assim. A vida resolve-se, não há nada que o tempo não faça passar ou fazer ver de outra maneira e tretas que tais.
Muitas vezes também queria ficar quieta no meu canto, não ter de fazer, não ter de decidir, não ter de andar, não ter de, não ter de….
Mas não sou.
Já experimentei fechar as portas e sentar-me quietinha à espera do dia em que a vida se resolveu. Mas depois, o estar quieta vira inquietação, o formigueiro começa a crescer e enlouqueço com o nada.
Já tive alturas em que equacionei, e muito, o ser assim. Acalmei e fiquei à espera que a vida se resolvesse sozinha, que o tal tempo fizesse tudo ficar melhor, mas no meio de todo o negro que por ali passava e que me fazia equacionar, descobri ( e essa foi a grande descoberta) e aceitei (me) que não sou assim, e que por mais que tudo, às vezes, esteja em carne viva e ao contrário, eu decido, faço, vou e dou. Mesmo sabendo que há probabilidades de errar e fazer tudo mal, ou sair tudo mal porque nem tudo está nas minhas mãos. Porque por mais que na minha cabeça ouça, mas para onde vais tu, rapariga d’um raio, volta aqui que ainda te vais magoar outra vez, e a trabalheira que isso dá, rapariga d’um raio que tem bichos carpinteiros e já lhe tá a dar os nervos na pernas, não consigo não ter opinião e não dar cartas em tudo na minha vida.
E porquê isto hoje? Porque interiormente tomei uma decisão.
É o que temos como prato do dia.

1 comentário:

Momentos disse...

Apesar da dificuldade que é, por vezes, a tomada de decisões, ser autor e actor da sua própria vida é sempre melhor que ser espectador, ainda que existam momentos em que nada possamos fazer. Um brinde para ti e para as tuas decisões!
Tchim, tchim!
S