domingo, 2 de novembro de 2008

Martin&Thomas

No meio da praça central, espreitada pelo castelo que do alto se impõe, a entrada. Dois degraus, discretos, pequenos, abrem o caminho ladrilhado de preto e branco, num jogo de xadrez. Reis e Rainhas avançam.
O primeiro impacto. Os sentidos que despertam, num pequeno choque. À esquerda, o pecado da gula. Delicada pastelaria, ornamentada de chocolate, fios de caramelo, doces tentares. Atrás o pão. Sem estar só. Vem com as sementes, as azeitonas, recheia-se de farinheira. Ao pão, a Ode de Pablo Neruda, escrita a preto contra o branco da parede : "... o pão de cada boca, de cada homem/em cada dia chegará/ porque fomos semeá-lo e fazê-lo/ não para um homem, mas para todos. (...).
Sentem-se os cheiros, e a alma renasce a cada visão, a cada sensação.
Um passo mais e prateleiras de ferro forjado e madeira mostram grandes latas antigas que guardam odores, paladares, ervas e tisanas. Chá, delicado, tratado com reverência. Misturas como chá preto com bergamota e flores de laranjeira a que se juntam pequenos bombons de chocolate que se derretem no contacto com a àgua a ferver. Para levar, embrulhados em laços vermelhos.
Subimos e no cimo, grandes janelas deixam entrar a luz que bate nas traves de madeira e inuda a sala.
Dificuldade na escolha, porque os olhos tudo querem, para uma só barriga.
O sorriso a acompanhar o pedido e a partilha dos sabores. Sopa escrita em creme fraiche, numa cama de legumes passados e os velhos sabores com novas apresentações. Misturam-se rúculas, alfaces, queijos e doces de abobora com legumes assados e salteados. Finas fatias de carne cobrem pão torrado com um fio de azeite e cama de legumes.
Um brinde, do norte, em cascos de carvalho estagiado e o bem estar profundo.
A música, numa versão misturada e calma , a perguntar "Did i leave a bad taste in your mouth?" .
E tudo ali a deixar um very good taste.
Na mesa, individualmente, para cada um que se sente ali, um desejo de Bom Natal, com um beijinho de ternura da Martin&Thomas.
O tempo passou e foi pouco, mas foi como se fosse muito no tanto que se aqueceu a alma e o estômago.


P.S- Sr. Peter Pan, quando voce ganhar o Euromilhões e me puser a "render" é uma loja Gourmet assim que eu quero para que me deleite com o prazer dos outros!

Sem comentários: