quinta-feira, 23 de abril de 2009

A menina e o limão

Era uma vez. É assim que começam as histórias e esta vai ser uma história. Era uma vez. Mas porque era uma vez? E se fossem duas vezes? Não pode ser? As histórias não acontecem duas vezes? Não interessa. Começam com “Era uma vez”.
Para ser uma história de encantar, tem também que ter uma princesa. Ou uma menina bonita e boazinha como uma princesa, ou uma menina que merecia ser princesa.
“Era uma vez, uma menina que vivia na ilusão de um mundo de princesas. Um mundo bonito e suave. ..”
Depois tem de acontecer alguma coisa má. Algum contratempo, alguma desilusão. Uma madrasta má, um dragão que aprisiona, uma bruxa que quer o seu mal.
“Era uma vez, uma menina que vivia na ilusão de um mundo de princesas. Um mundo bonito e suave. Mas esse mundo não existia. Ela tinha a certeza que sim, que só ainda não o tinha visto. O mundo real tinha um dragão com duas cabeças que ameaçavam os sonhos dela, e de cada vez que os sonhos começavam a tomar forma, vinha uma das cabeças com uma grande boca e comia-os enquanto a outra cabeça cuspia fogo ”
Deve haver também um vegetal, fruto, ou qualquer coisa no meio. Uma maçã mordida, uma ervilha que não deixa dormir, uma alface roubada no jardim da bruxa ou até uma abóbora para transformar. Isso!
“Era uma vez, uma menina que vivia na ilusão de um mundo de princesas. Um mundo bonito e suave. Mas esse mundo não existia. Ela tinha a certeza que sim, que só ainda não o tinha visto. O mundo real tinha um dragão com duas cabeças que ameaçavam os sonhos dela, e de cada vez que os sonhos começavam a tomar forma, vinha uma das cabeças com uma grande boca e comia-os enquanto a outra cabeça cuspia fogo. Mas um dia, a menina encontrou um limão que se lamentava de ser azedo e não servir para nada. Ela disse-lhe “dou-te os meus sonhos doces e tu deitas o teu sumo azedo na boca do dragão, quando ele vier tentar comer os sonhos. Assim podemos os dois ir embora daqui". Dito e feito. A menina começou a sonhar, o dragão apareceu e o limão deitou-lhe o sumo na boca. O dragão assustou-se, porque não estava habituado aquele sabor, fechou a boca e foi-se embora a chorar.”
Numa história de encantar, o final deve ser feliz. O amor e o bem prevalecem e tudo fica alinhado com o universo. Porque é assim que se encanta. E esta é uma história de encantar.
“Era uma vez, uma menina que vivia na ilusão de um mundo de princesas. Um mundo bonito e suave. Mas esse mundo não existia. Ela tinha a certeza que sim, que só ainda não o tinha visto. O mundo real tinha um dragão com duas cabeças que ameaçavam os sonhos dela, e de cada vez que os sonhos começavam a tomar forma, vinha uma das cabeças com uma grande boca e comia-os enquanto a outra cabeça cuspia fogo. Mas um dia, a menina encontrou um limão que se lamentava de ser azedo e não servir para nada. Ela disse-lhe “dou-te os meus sonhos doces e tu deitas o teu sumo azedo na boca do dragão, quando ele vier tentar comer os sonhos. Assim podemos os dois ir embora daqui". Dito e feito. A menina começou a sonhar, o dragão apareceu e o limão deitou-lhe o sumo na boca. O dragão assustou-se, porque não estava habituado aquele sabor, fechou a boca e foi-se embora a chorar.
A menina encontrou o mundo da ilusão nos seus sonhos livres de dragão e o limão ficou contente por ser um herói, mesmo sendo azedo. Viveram felizes para sempre ”
Vitória, Vitória, acabou-se a história.

Sem comentários: