quarta-feira, 4 de março de 2009

Leizinhas

Em conversas com um colega/amigo que se vai embora surge a lapidar frase “não se volta a pessoas nem a sítios onde já fomos felizes”.
Eu, que tenho sempre opinião sobre tudo, não concordo!
Aliás tenho dificuldade em lidar com ideias feitas, preconceitos pré estabelecidos, “leizinhas” pré definidas, em “deve ser assim”. Tenho dificuldade em “mas já se sabe que assim não resulta” e coisas que tais. Cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa e nessa coisa de fronteiras e balizas cada um sabe de si.
Volta-se sim, a pessoas e a lugares. O que acho que é um erro é achar que vai ser igual. Isso nunca poderá ser, porque o tempo já não é o mesmo. Mas o ser diferente não é necessariamente pior. Pode ser igualmente bom ou até melhor.
Já voltei a pessoas, porque o sentimento fazia sentido e fui na mesma feliz, de forma diferente, mas feliz. Farto-me de voltar a sítios onde já fui e onde volto a ser, e onde descubro coisas novas, porque os olhares são diferentes.
Seja como for isso sou eu, o que me incomoda mesmo é esta coisa definida como lei. Só porque acho que a vida é tão mais gira quando nos esvaziamos disso e deixamos que tudo possa acontecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

"O tempo esse grande escultor"

Marguerite Yourcenar